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Calendário indica as datas em que os clientes rurais podem realizar a medição do consumo e informar à Energisa

No campo, a medição é feita de forma diferente do que na cidade.

17/01/2022 às 11:18

Calendário indica as datas em que os clientes rurais podem realizar a medição do consumo e informar à Energisa

Mais de 90 mil famílias que vivem em áreas rurais do Tocantins têm à disposição um calendário com todos os dados e o passo-a-passo para controle e acompanhamento da conta de energia. No campo, a medição é feita de forma diferente do que na cidade. De acordo com a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as distribuidoras de energia do país têm a permissão para fazer a leitura do consumo desses clientes a cada três meses.

Essa condição existe porque as distâncias entre consumidores nessas áreas são muito maiores, além das dificuldades de acesso. Por isso é importante que o cliente rural realize esse procedimento dentro das datas especificadas no calendário rural para evitar que a medição do consumo seja feita com base nos últimos 12 meses.

E com o calendário rural, o cliente aprende a fazer a própria leitura de energia de forma simples, prática e segura. No Tocantins, cerca de 10 mil clientes já realizam mensalmente a autoleitura. “Nós incentivamos essa prática para que o consumidor tenha o controle dos seus gastos. Ele não precisa ter contato direto com o medidor, basta que visualize e anote corretamente os números disponíveis no visor do medidor e repasse essas informações para Energisa, por meio de um dos canais de atendimento da empresa”, explica a coordenadora de Leitura, Andréa Albernaz.

O calendário rural referente ao ano de 2022 está sendo entregue às famílias pelos leituristas desde o final do ano passado e, também, pode ser retirado nas agências e postos de atendimento da Energisa. Para realizar a autoleitura é muito simples: o cliente deve anotar o número que aparece no visor do medidor de energia e informar essa medição pelo aplicativo Energisa On, pelo WhatsApp (63) 9222-6664, pelo site energisa.com.br ou, ainda, pelo 0800 721 3330.

Devido às condições climáticas severas que vários municípios enfrentam atualmente - o Governo do Estado decretou situação de emergência -, a Resolução também prevê o faturamento pela média dos 12 últimos meses. Sendo assim, é primordial que o cliente rural faça a autoleitura de energia para garantir o faturamento de acordo com o consumo registrado.

Calendário:


Autor: Ascom ETO
Foto: Divulgação ETO