Calendário indica as datas em que os clientes rurais podem realizar a medição do consumo e informar à Energisa
No campo, a medição é feita de forma diferente do que na cidade.
17/01/2022 às 11:18
Mais de 90 mil famílias
que vivem em áreas rurais do Tocantins têm à disposição um calendário com todos
os dados e o passo-a-passo para controle e acompanhamento da conta de energia.
No campo, a medição é feita de forma diferente do que na cidade. De acordo com
a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as distribuidoras
de energia do país têm a permissão para fazer a leitura do consumo desses
clientes a cada três meses.
Essa condição existe
porque as distâncias entre consumidores nessas áreas são muito maiores, além
das dificuldades de acesso. Por isso é importante que o cliente rural realize
esse procedimento dentro das datas especificadas no calendário rural para
evitar que a medição do consumo seja feita com base nos últimos 12 meses.
E com o calendário
rural, o cliente aprende a fazer a própria leitura de energia de forma simples,
prática e segura. No Tocantins, cerca de 10 mil clientes já realizam
mensalmente a autoleitura. “Nós incentivamos essa prática para que o consumidor
tenha o controle dos seus gastos. Ele não precisa ter contato direto com o
medidor, basta que visualize e anote corretamente os números disponíveis no
visor do medidor e repasse essas informações para Energisa, por meio de um dos
canais de atendimento da empresa”, explica a coordenadora de Leitura, Andréa
Albernaz.
O calendário rural
referente ao ano de 2022 está sendo entregue às famílias pelos leituristas
desde o final do ano passado e, também, pode ser retirado nas agências e postos
de atendimento da Energisa. Para realizar a autoleitura é muito simples: o
cliente deve anotar o número que aparece no visor do medidor de energia e
informar essa medição pelo aplicativo Energisa On, pelo WhatsApp (63)
9222-6664, pelo site energisa.com.br ou, ainda, pelo 0800 721 3330.
Devido às condições
climáticas severas que vários municípios enfrentam atualmente - o Governo do
Estado decretou situação de emergência -, a Resolução também prevê o
faturamento pela média dos 12 últimos meses. Sendo assim, é primordial que o
cliente rural faça a autoleitura de energia para garantir o faturamento de
acordo com o consumo registrado.
Calendário:
Foto: Divulgação ETO