DICAS IMPORTANTES

Campanha apresenta orientações sobre economia e consumo consciente de energia elétrica

Iniciativa também orienta para evitar desperdícios com foco no controle das finanças familiares

20/01/2021 às 20:59

Campanha apresenta orientações sobre economia e consumo consciente de energia elétrica

O aumento do uso de ventiladores, aparelhos de ar-condicionado, máquinas de lavar, ferro de passar, entre outros aparelhos, usados diariamente pelos consumidores, impulsiona um consumo maior de energia elétrica e, consequentemente, na sobrecarga dos sistemas de distribuição e no aumento da tarifa de luz.

Para orientar os consumidores a poupar energia e incentivar o uso eficiente, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (CEETO) realiza a campanha “Consumo Eficiente”, em seus canais de comunicação. As peças publicitárias – vídeo, spot para rádios e cards para redes sociais – trazem dicas sobre pequenos cuidados para o tocantinense minimizar o consumo de energia.

A campanha, que reforça dicas de economia já conhecidas, tem o objetivo de orientar sobre métodos para evitar o desperdício de energia elétrica, com foco no controle das finanças familiares.

Integrante do CEETO, onde representa a classe industrial, o engenheiro elétrico Mário de Castro Pillar, lembra que costumes simples adicionados à rotina podem ajudar a diminuir o consumo e, consequentemente, os gastos mensais. “O que mais consome energia elétrica é o ar-condicionado. Por isso, precisa ser usado conscientemente, pois gasta muita energia. Nunca coloque na temperatura menor que 24 graus. Outra dica: se você liga o ferro uma vez só, você vai gastar energia uma única vez. Então, a dica é usar o ferro de passar roupa uma vez, o chuveiro elétrico usar o mínimo possível. Ainda existem pessoas que ligam o chuveiro no quente em um estado que faz tanto calor como o Tocantins. Usar ele no modo verão é um fator de grande economia”, orientar Mário Pillar.

Com mais de 40 anos na profissão, o engenheiro ressalta, ainda, que retirar os aparelhos da tomada quando não estiver em uso, ajuda a economizar. “Fazer isso tem duas vantagens. A primeira é que o aparelho não fica em stand-by, que continua a gastar energia, pouca, mas é um gasto. A segunda vantagem é que, caso aconteça uma chuva ou um raio caia na rede elétrica, você evita queimar o aparelho”, completa.

Confira algumas dicas para economizar energia elétrica:

· Tomar banhos mais curtos, de até 5 minutos.

· Utilizar a luz natural da casa ou escritório.

· Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar-condicionado.

· Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário.

· Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira.

· Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas.

 ·Apagar a luz ao sair de um cômodo.

· Juntar roupas para passar de uma só vez.

Autor: Ascom Ceeto
Foto: Internet