CEETO EM DESTAQUE

Campanha orienta consumidores do Tocantins sobre taxas e impostos da conta de energia elétrica

Iniciativa do CEETO leva informação à população

12/01/2021 às 16:28

Campanha orienta consumidores do Tocantins sobre taxas e impostos da conta de energia elétrica

Todo mês, os consumidores das classes residencial, rural, industrial, comercial e do poder público recebem a fatura da conta referente ao consumo de energia elétrica.

Entretanto, apesar de ser parte da rotina de milhares de pessoas, os componentes do valor final da fatura de energia elétrica ainda são poucos conhecidos pelos brasileiros. Esta dificuldade em compreender as taxas e tributos da conta de luz acaba causando transtornos aos consumidores.

Pensando nisso, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (CEETO) tem realizado um trabalho de conscientização e orientação sobre as formas de consumo e a compreensão das taxas de energia elétrica.

Neste período de pandemia, pela necessidade do distanciamento social, o órgão utiliza as redes sociais e demais meios de comunicação para orientar os consumidores. Atualmente é desenvolvida a campanha "Entenda a sua conta", com vídeo, spots para rádios e publicações no Facebook e Instagram que, com uma linguagem de fácil compreensão, explica como é composta  a tarifa de energia elétrica.

Você conhece sua fatura de energia?

Conhecer as tributações incluídas na taxa de energia é fundamental para compreender o consumo e formas de economizar no final do mês. A nutricionista Mariana de Menezes, moradora de Palmas, conta que os consumidores devem estar atentos às taxas. “Eu uso para verificar o meu consumo. Quando a conta aumenta muito eu logo verifico para saber se o que mudou foram as tarifas ou o meu gasto de energia”, relatou.

Já a dona de casa Claudia Helena Brito da Silva, residente em Xambioá, desconhece que tributos são cobrados na conta de energia. “Eu, como a maioria das pessoas, acabo não me importando com as taxas. Sei que pagamos a contribuição da iluminação pública, mas nunca me atentei a outras que são cobradas”, revelou.

Presidente do CEETO, Rudnei Fonseca, explicou que a campanha "Entenda a sua conta" busca esclarecer os consumidores sobre a tributação da tarifa de energia. “Queremos que o consumidor olhe a sua conta de energia e saiba do que se trata cada uma daquelas letrinhas miúdas que muitas vezes passam despercebidas. Lá estão mais de 70% do total da fatura dele, algo que vai impactar diretamente o orçamento mensal das famílias. Por isso, é necessário ter o entendimento sobre como esse cálculo é feito”, completou ao ressaltar os serviços de orientação realizados pelo CEETO.

Autor: Ascom Ceeto
Foto: Arquivo Ceeto