CEETO EM DESTAQUE

CEETO marca presença e recebe elogios no 1º Seminário Tocantinense sobre o Clima

Evento trouxe informações importantes sobre fatores climáticos e seus impactos

20/12/2023 às 11:30

CEETO marca presença e recebe elogios no 1º Seminário Tocantinense sobre o Clima

Na terça-feira, 19 de dezembro, membros do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (CEETO) participaram do 1º Seminário Tocantinense sobre o Clima, realizado em Palmas. O evento, fruto de uma iniciativa conjunta da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Energisa Tocantins, reuniu cerca de 100 participantes, entre jornalistas, estudantes, pesquisadores, servidores públicos e representantes de instituições governamentais e da sociedade civil.

O seminário contou com palestras e painéis que abordaram diversos aspectos relacionados ao clima, como chuvas, ventos, descargas atmosféricas e variação da temperatura. O debate foi mediado pelos jornalistas Alessandra Bacelar, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins, e Wherbert Araújo, mestre e doutorando em Ciências do Ambiente.

Durante o evento, o jornalista Wherbert Araújo elogiou o trabalho de educação ambiental e preventivo realizado pelo CEETO, citando o projeto Ceeto nas Escolas e campanhas publicitárias veiculadas em rádios e redes sociais. “É um trabalho muito útil que leva informações e conscientiza a população de todas as regiões tocantinenses. Parabéns ao Conselho pela preocupação com a comunidade”, disse o doutorando.

Importância da conscientização

O presidente do CEETO, Rudnei Fonseca, ressaltou a participação de especialistas de diferentes órgãos que trouxeram dados importantes sobre as previsões climáticas e eventos adversos, como tempestades, vendavais e chuvas de granizo, que podem influenciar no sistema elétrico.

"Foi um evento bastante produtivo. Esclareceu muito sobre as questões climáticas que vem acontecendo e como a meteorologia tenta antecipar e prevenir impactos dos fenômenos naturais", destacou Rudnei Fonseca, ao lembrar o trabalho educativo realizado pelo CEETO como, por exemplo, o que propaga informações de prevenção a acidentes durante o período chuvoso.

Já o vice-presidente do CEETO, Antônio Davi Gouveia, destacou a relação entre o aumento do consumo de energia elétrica e as altas temperaturas que impactam os consumidores. Ele expressou sua preocupação com o crescimento contínuo do calor no planeta e defendeu a necessidade urgente de adotar medidas de conscientização global para evitar um futuro irreversível.

"O aumento do consumo de energia elétrica impacta todos os consumidores e também nos deixa apreensivos com o crescimento contínuo dessa onda de calor no nosso planeta. É urgente a adoção de medidas de conscientização da população mundial para evitar um futuro irreversível", ressaltou Antônio Davi Gouveia.

Também participaram do seminário os conselheiros Nara Rúbia Vieira de Rezende Souza e Aldenir Ribeiro Cunha, e a secretária executiva do Conselho, Rosilene Nunes de Sousa Rodrigues.

Autor: Ascom Ceeto
Foto: Ascom Ceeto