CEETO EM DESTAQUE

Ceeto participa de workshop sobre novas modalidades tarifárias

Evento serviu para troca de conhecimento e experiências sobre os projetos-pilotos em execução

22/02/2024 às 15:38

Ceeto participa de workshop sobre novas modalidades tarifárias

No dia 21 de fevereiro, em Brasília (DF), o presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (CEETO), Rudnei Fonseca, participou do Workshop Sandboxes Tarifários. O evento foi organizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em parceria com Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE). 

Participaram representantes de agências reguladoras estaduais, distribuidoras, órgãos de fiscalização, conselhos de consumidores, e demais entes envolvidos nos projetos, interessados em debater e compreender os impactos dessa inovadora abordagem regulatória no setor elétrico.

O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou: “mais do que um estímulo à modernização e ao empreendedorismo, os sandboxes ampliam o conhecimento e contribuem para a perfeiçoar as nossas decisões, sobretudo o nosso conhecimento em um tema historicamente desafiador como a tarifa de energia elétrica”.

 “Tudo o que fazemos é para que a prestação do serviço público de energia elétrica seja de qualidade. A ANEEL tem que fazer todo o esforço para que todos os consumidores possam pagar suas contas. A missão da ANEEL é procurar o equilíbrio entre todos os consumidores em benefício da sociedade”, lembrou o diretor da Aneel, Hélvio Guerra.

Os projetos das distribuidoras e o andamento da avaliação foram apresentados na programação direcionada aos Conselhos de Consumidores. Participaram do evento lideranças e técnicos da Aneel, dirigentes do Conselhos de Consumidores das distribuidoras de energia e técnicos da Associação de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE).

O workshop proporcionou um ambiente para a troca de conhecimento e experiências sobre os projetos-pilotos em execução, além de discussão acerca de questões relacionadas à inovação, flexibilização tarifária e novos modelos de negócio.

O que é?

Sandboxes Tarifários são projetos para experimentação de novas modalidades tarifárias ou formas de faturamento, frente à necessidade atual de modernização das tarifas, em especial, para os consumidores atendidos em Baixa Tensão.

Autor: Ascom Ceeto c/ informações da ANEEL
Foto: Divulgação CEETO