CEETO EM DESTAQUE

CEETO realiza ações educativas durante a Semana do Consumidor

Conselheiros ouviram demandas e avaliaram a satisfação de consumidores com a concessionária.

16/03/2025 às 08:21

CEETO realiza ações educativas durante a Semana do Consumidor

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (CEETO) aproveitou a Semana do Consumidor, celebrada de 10 a 15 de março, para promover uma série de ações educativas em diferentes municípios do estado, incluindo Palmas (Centro e Taquaralto), Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Araguaína. As atividades tiveram como foco aproximar o CEETO da população, além esclarecer os direitos e deveres dos consumidores de energia elétrica.


Os conselheiros fizeram visitas a clientes nas agências da Energisa, com apresentação das atribuições do conselho e ouviram as principais demandas da população. Na oportunidade, foi aplicado um questionário para avaliar a satisfação dos consumidores em relação aos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica.


O presidente do CEETO, Rudnei Fonseca, esteve nas cidades de Palmas e Araguaína. Na capital, ele foi acompanhado pela secretária executiva suplente do conselho, Ana Paula Lopes Cavalcante Porfírio. Em Gurupi, a representação ficou por conta do vice-presidente Antônio Davi Gouveia e do conselheiro Mário de Castro Pillar. Já Nara Rúbia Vieira de Rezende Souza atuou em Porto Nacional, enquanto Whilker Santana esteve em Paraíso do Tocantins.


Diálogo com os consumidores



Na visão do presidente Rudnei Fonseca, esse tipo de iniciativa reforça a proximidade do CEETO com a sociedade. “Essa é mais uma oportunidade para ouvirmos as necessidades da população e avaliarmos como os consumidores percebem o trabalho da Energisa. Muitas demandas que surgem nessas interações são encaminhadas à concessionária para solução”, afirmou.



Na mesma linha, Antônio Davi Gouveia pontuou que as ações proporcionam um importante canal de intermediação entre consumidores e concessionária. “Os consumidores se sentem valorizados ao perceberem que existe um órgão disposto a escutá-los. Em Gurupi, por exemplo, identificamos que os problemas são pontuais e que os atendentes da Energisa têm sido eficazes na resolução das demandas”, destacou o vice-presidente do conselho.



Whilker Santana ressaltou a importância da escuta ativa dos consumidores. “A ação em diversas cidades do Tocantins permitiu que o Conselho recolhesse informações essenciais para direcionar sua atuação e buscar melhorias na prestação dos serviços de energia elétrica”, pontuou.


Nara Rúbia também elogiou a receptividade dos consumidores e destacou que muitos desconheciam as funções do CEETO. “Esse contato direto foi fundamental para mostrar como atuamos e esclarecer nossas responsabilidades”, disse.


Já Mário de Castro Pillar enfatizou o impacto positivo da ação, tanto para os consumidores, quanto para a interação entre o CEETO e a concessionária. “Essa é uma iniciativa essencial para divulgarmos o Conselho e fortalecermos a relação entre consumidores e servidores da área comercial da Energisa. É extremamente gratificante esclarecer dúvidas e orientar a população sobre seus direitos”, frisou.


Compromisso

A iniciativa do CEETO na Semana do Consumidor reforça seu papel essencial na mediação entre a população e a concessionária de energia elétrica. Com essas interações, o conselho fortalece seu compromisso em buscar soluções para as demandas dos consumidores e promoção de melhorias no serviço prestado pela Energisa no Tocantins.





Autor: Ascom Ceeto
Foto: Divulgação CEETO