Com campanhas nas redes sociais e sem deixar o consumidor desassistido, Ceeto é atuante durante a pandemia
Órgão atua Nas redes sociais e rádios de todo o Estado com campanhas educativas
15/03/2021 às 11:47
Em 2021, o Dia Mundial
do Consumidor, celebrado nesta segunda feira, 15 março, não será como nos anos
anteriores. Por conta da pandemia de Covid-19, as pessoas passam por um momento
de grandes restrições, isolamento social e fechamento de comércio não essencial
em diversas partes do Brasil.
As dificuldades são
inúmeras, mas não afetam a atuação do Conselho de Consumidores de Energia
Elétrica do Tocantins (CEETO), entidade da sociedade civil organizada e formada
por representantes de instituições das classes consumidoras que atuam de forma
voluntária, sendo a ponte entre consumidores e a Energisa, responsável pela
distribuição de energia no território tocantinense.
O CEETO acompanha
inúmeras demandas dos consumidores em relação à energia elétrica e durante o
período da pandemia isso não mudou. O órgão tem atuado nas redes sociais e
rádios de todo o Estado com campanhas educativas sobre direitos dos
consumidores, consumo eficiente, prevenção de acidentes com a rede elétrica,
tarifa social, entre outros temas importantes.
O presidente do CEETO,
Rudnei Fonseca, explica que durante a pandemia a entidade tem prestado
assistência aos consumidores principalmente referente assuntos relacionados à conta
de luz. “Durante a pandemia, o CEETO não parou e atua dentro dos limites
permitidos pelas autoridades de saúde para não deixar os consumidores
desassistidos e orientá-los, sobretudo a assuntos relacionados às contas de
energia. Tivemos por algum tempo a suspensão dos cortes de energia elétrica,
mas tomamos o cuidado de explicar para o consumidor que isso não era isenção e
depois ele teria que pagar. Orientamos sobre os canais que o consumidor pode
procurar para fazer a renegociação dos débitos. Somos uma ponte entre o
consumidor e a Energisa Tocantins”, comenta.
O representante da área
comercial, Antônio Davi Gouveia, lembra que uma das principais demandas
recebidas pelo CEETO é a questão tarifária. “São diversos os motivos que o
usuário pode recorrer ao conselho, desde a falta constante ou quedas de tensão,
ou mesmo a falta e o tempo em que a unidade consumidora fica sem energia. Outro
motivo constante é a questão tarifária, muito demandado, principalmente, quando
na maioria das vezes recorrem aos órgãos de defesa do consumidor. Quando o
CEETO é acionado e toma conhecimento da situação sempre atuamos para orientar o
consumidor”, assegura.
Atendimento
O conselheiro Mário de
Castro Pillar, representante da classe industrial, explica que as demandas são
atendidas de forma coletiva, ou seja, reclamações individuais sobre um assunto
exclusivo devem ser tratadas diretamente com a Energisa. Contudo, o conselheiro
também informa que em algumas situações uma única pessoa aciona o conselho, mas
com uma demanda que atinge um grupo de pessoas ou uma classe de consumidores.
“O objetivo principal
do conselho é representar o interesse dos consumidores de forma coletiva, porém
assuntos trazidos individualmente também são analisados e debatidos. Existem casos
que a pessoa liga e relata um problema que atinge uma comunidade, por exemplo,
daí o CEETO procura mediar a situação com a Energisa.”, relata o conselheiro,
antes de afirmar que durante a pandemia as reuniões mensais do CEETO tem
acontecido de forma virtual.
O CEETO disponibiliza
os seguintes canais de comunicação:
Site – www.ceeto.com.br
E-mail: [email protected]
Redes sociais
Instagram: conselho.ceeto
Facebook: @ceeto.palmas
Observação: Foto tirada antes da pandemia de Covid-19
Autor: Ascom CeetoFoto: Arquivo Ceeto