CEETO EM DESTAQUE

Em escola com mais de mil alunos em Palmas, Ceeto apresenta de forma lúdica temas sobre uso seguro e consciente de energia elétrica

Estudantes receberam informações que podem seguir em suas vidas

25/02/2022 às 14:12

Em escola com mais de mil alunos em Palmas, Ceeto apresenta de forma lúdica temas sobre uso seguro e consciente de energia elétrica

O Conselho de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (CEETO) segue em busca da conscientização de crianças e adolescentes sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, através do programa “Ceeto nas Escolas”, que retomou as atividades neste mês com apresentações lúdicas dos palhaços Batatinha Frita e Cocada. A ação dessa vez foi realizada, nesta quinta-feira, 24, na Escola de Tempo Integral Eurídice de Mello, localizada no Aureny III, em Palmas.

Na ETI da Capital, que conta com mais de 1.000 alunos, a apresentação foi bem recebida pela diretora da unidade, Cícera Mota, que falou da importância de discutir o tema como forma de incentivar a sustentabilidade na vida dos jovens de maneira que eles possam levar para o dia a dia de suas vidas.

“A ação de hoje desenvolvida na nossa escola foi de extrema relevância. Primeiro por se tratar de um tema transversal, pois segurança, educação ambiental e o consumo correto da energia são temas que precisam ser garantidos aos alunos, que irão levar isso para suas vidas fora da escola. São temas transversais que contemplam o currículo de uma escola de tempo integral. Segundo por ser um ensinamento transmitido de forma lúdica e bem descontraída. O roteiro feito pelos palhaços de forma leve causa um impacto muito maior na vida da criança”, ressaltou a diretora, que lembrou ainda que o aluno que estuda de forma integral na escola, além de aplicar o que foi ensinado sobre segurança e consumo consciente de energia em casa, irá aplicar isso na própria unidade de ensino que estuda.

Para o presidente do CEETO, Rudnei Fonseca, o evento segue sendo uma forma leve de transmitir conhecimento a um público que está em fase de construção de pensamento. “Mais uma apresentação que atingiu o objetivo que nos propomos a passar aos estudantes. De forma lúdica e com interação com o público, os palhaços transmitem mensagens que abordaram temas como segurança, economia, meio ambiente e consumo consciente de energia elétrica. Sempre somos muito bem recebidos pelos diretores e coordenadores das escolas, que avaliam de forma positiva as ações por onde passamos”, destacou o presidente.

O presidente também afirmou que as atividades nas escolas irão seguir em Palmas e no interior do Estado. De 14 a 18 de fevereiro, as atividades ocorreram nos municípios de Itacajá, Goianorte, Palmeiras do Tocantins, Araguatins e Axixá, com participação de aproximadamente 900 estudantes, além de profissionais que atuam nas escolas. Em março será a vez dos municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão, Palmeirante, Chapada de Natividade, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins e Monte Santo. 

Expansão

O vice-presidente CEETO Davi Gouveia acredita que pela sua relevância o projeto deve ser expandido. “Cada vez me conscientizo mais do trabalho que o CEETO vem realizando junto às escolas por todo o Tocantins. De forma lúdica os palhaços esclarecem os estudantes sobre os cuidados necessários para aumentar a segurança e os hábitos indispensáveis para economizar energia. Hoje, os alunos da ETI Eurídice tiveram essa oportunidade. Trata-se de uma ação muito importante e que nosso CEETO precisa ampliar e desenvolver cada dia mais”, disse.

 Clique aqui e veja fotos do evento

 

 

 

Autor: Ascom Ceeto
Foto: Ascom Ceeto