CEETO EM DESTAQUE

Luciano Rocha, integrante do CEETO, conclui pós-graduação e conhece aspectos importantes do setor elétrico

Aprendizado será usado nas atividades realizadas no Conselho de Consumidores do Tocantins

26/02/2024 às 18:22

Luciano Rocha, integrante do CEETO, conclui pós-graduação e conhece aspectos importantes do setor elétrico

O engenheiro eletricista Luciano de Carvalho Rocha, membro suplente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (CEETO), indicado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), recentemente concluiu com sucesso sua participação na Pós-graduação Latu Sensu em Regulação do Setor Elétrico, promovida pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), vinculado à Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A jornada acadêmica, que teve início em outubro de 2022 e término em outubro de 2023, foi marcada por intensas atividades teóricas e práticas, totalizando 360 horas de estudo. Os valores investidos na formação foram custeados pelo CEETO.

Luciano Rocha compartilhou sua experiência educacional e a participação em importantes reuniões nos bastidores do setor elétrico brasileiro. "Essa pós-graduação foi uma oportunidade única para aprimorar meus conhecimentos sobre regulação do setor elétrico, especialmente no que diz respeito às normas para reajuste e revisão tarifária das distribuidoras de energia elétrica", afirmou a.

Questionado sobre a relevância dessa especialização para suas atividades no CEETO, Luciano Rocha destacou: "Agora temos alguém com qualificação técnica suficiente para discutir, analisar e ponderar sobre as competências e responsabilidades da Energisa e da ANEEL [Agência Nacional de Energia Elétrica], principalmente nos momentos de revisão e reajuste tarifário".

Visitas técnicas

Além de sua dedicação acadêmica, Luciano Rocha teve a oportunidade de participar de visitas técnicas em Brasília (DF), onde representou o CEETO em encontros com autoridades de alto escalão do setor elétrico nacional. No Ministério de Minas e Energia (MME), ele e seus colegas da pós-graduação foram recebidos pelo secretário executivo-adjunto Fernando Colli, que apresentou as projeções e políticas públicas em desenvolvimento para o setor elétrico nos próximos anos.

No Tribunal de Contas da União (TCU), a auditora chefe Arlene Costa e sua equipe compartilharam detalhes sobre os trabalhos em andamento para contribuir com o Congresso Nacional e os órgãos reguladores, oferecendo insights valiosos para o CEETO.

A visita à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) proporcionou ao conselheiro e seus colegas uma oportunidade única de intercâmbio de experiências com profissionais do setor, que discutiram desafios de regulação e fiscalização do setor elétrico brasileiro.

No encontro com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foram repassadas informações sobre as operações e sistemas que garantem o fornecimento eficiente de energia em todo o Brasil e países vizinhos.

Por fim, no Palácio do Planalto, Luciano Rocha e os pós-graduandos foram recebidos por Ricardo Buratini, secretário adjunto da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, onde discutiram o papel do governo na formulação de políticas públicas para o setor elétrico brasileiro.

Dedicação

A participação de Luciano de Carvalho Rocha tanto na pós-graduação quanto nas reuniões em Brasília destaca-se como um exemplo de engajamento e busca por conhecimento, contribuindo significativamente para o entendimento e aprimoramento do setor elétrico brasileiro através da CEETO.

Autor: Ascom Ceeto
Foto: Divulgação CEETO