Mais de 100 mil famílias tocantinenses podem realizar a autoleitura da conta de energia
Procedimento é voltado para os clientes que residem na zona rural, tornando o processo de leitura mais prático e rápido.
27/08/2024 às 09:01
Com a vigência do período
de estiagem e o clima ficando mais seco e quente, a tendência é que o consumo
de energia aumente no Tocantins até meados de outubro. E, para que o cliente
acompanhe como está o consumo e controle o valor da conta de energia, uma opção
viável é fazer a autoleitura. No caso do cliente rural, essa medida é ainda
mais importante, já que ele pode informar à concessionária, evitando o
faturamento pela média.
Cerca de 12% dos
consumidores de energia elétrica no Tocantins fazem parte do público que pode
realizar a autoleitura. Hoje, em média 10 mil tocantinenses já realizaram a
autoleitura mensalmente.
O
que é a autoleitura
A autoleitura é um
procedimento regular e autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica
(Aneel), para todo o país, que viabiliza o acompanhamento do consumo da conta
de energia mensalmente. A Autoleitura é indicada em especial para os clientes
que residem na zona rural, regiões que devido à dificuldade de acesso, a
Distribuidora realizada a leitura regular a cada três meses. Os clientes devem
seguir as datas informadas no calendário rural, que são entregues pelos
leituristas e ficam disponíveis nas agências de atendimento da Energisa.
"Fazer a autoleitura
é algo simples e intuitivo. O cliente precisa anotar o número registrado no
medidor sem tocar no padrão de energia, ou seja, apenas de forma visual e tirar
a foto legível do medidor. Após isso, é só entrar em contato com a Energisa por
meio de um dos canais de atendimento como o WhatsApp e fornecer as informações,
anexando a foto. É um processo simples e que foi pensado para garantir maior
comodidade aos clientes", explica a coordenadora comercial da Energisa
Tocantins, Andréa Albernaz.
Como
realizar a autoleitura
O cliente deve estar
atento às datas informadas no calendário rural, entregue pela Energisa. Os
dados de consumo devem ser informados com até 3 (três) dias antes da próxima
data de leitura, que também está indicada na conta de energia, ou seguir as
datas informadas pelo calendário rural.
O medidor possui um visor
onde contém os dados de consumo. Sem tocar na caixa de medição, o cliente deve
informar anotar os números e enviar as informações por meio de um dos canais de
atendimento da Energisa. Para os medidores que possuem dois canais de leitura, como
os de Unidades Consumidoras com Geração Distribuída e Irrigantes, por exemplo,
a leitura dos dois canais deve ser informada.
É importante relembrar
que os leituristas visitam as propriedades rurais a cada 3 meses e, caso não
seja informada a autoleitura, o faturamento da conta será pela média de consumo
dos últimos 12 meses, conforme regulamentação. Por isso, é fundamental que os
clientes realizem o procedimento de acordo com as orientações.
Os dados da autoleitura
podem ser encaminhados pelo cliente rural por meio de um dos canais de
atendimento da Energisa:
Aplicativo Energisa ON
(Disponível para Android e IOS) – Acessar o aplicativo com seus dados, escolher
a opção “SERVIÇOS” e escolher o ícone “Informar leitura”.
Assistente virtual Gisa (WhatsApp) - www.gisa.energisa.com.br
Call center - 0800 721 3330
Site Energisa - www.energisa.com.br
Foto: Divulgação ETO