Mais de 90 mil moradores da zona rural podem fazer autoleitura e monitorar consumo de energia
Clientes podem realizar a própria medição de consumo e utilizar aplicativo para entrar em contato com a Energisa
02/02/2023 às 15:05
Mais de 90 mil moradores
da zona rural podem fazer autoleitura e monitorar consumo de energia
Clientes podem realizar a
própria medição de consumo e utilizar aplicativo para entrar em contato com a
Energisa
Com extensa área
territorial, um pouco maior que a Nova Zelândia e o Equador, por exemplo, o
Tocantins tem quase 20% de sua população habitando em áreas rurais, de acordo
com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a baixa
densidade demográfica do Estado e as características geográficas da região, os
profissionais da Energisa efetuam a leitura do consumo desses moradores uma vez
a cada três meses, conforme indicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica
(Aneel). E, para acompanhar a conta de luz de perto, a concessionária orienta
que os consumidores façam a autoleitura.
“A realização da
autoleitura é simples, basta o consumidor anotar o número que está no visor do
medidor, e repassar as informações através do celular por um dos canais
digitais de atendimento da empresa, como WhatsApp e o Aplicativo Energisa On.
Um processo sem complicações, que propicia um maior controle do consumo e evita
o faturamento pela média dos 12 últimos meses”, explica a coordenadora
comercial da Energisa Tocantins, Andréa Albernaz.
Atualmente, a
concessionária possui mais de 90 mil clientes na zona rural que podem realizar
a autoleitura. “O que torna o procedimento uma ótima opção para quem deseja
acompanhar melhor o consumo de energia elétrica é que as informações podem ser
enviadas por um dos canais digitais da Energisa”, informa Andréa. As
informações podem ser enviadas pelo app Energisa On, pelo WhatsApp Gisa
(www.gisa.energisa.com.br) ou pela agência digital energisa.com.br,
facilitando, assim, a rotina do cliente.
A prática, autorizada
pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é importante para que o
cliente rural evite que a medição do consumo seja feita com base nos últimos 12
meses. E, por isso, deve ser feita dentro das datas especificadas no calendário
rural, distribuído aos clientes por meio dos leituristas ou disponíveis nas
agências e postos de atendimento da Energisa. “Os calendários físicos começaram
a ser entregues em janeiro pelos leituristas para todos os clientes que residem
na zona rural. Além disso, disponibilizamos os calendários em meio digital,
para os clientes com e-mail atualizado, e nas agências de atendimento
presencial”, reforça a coordenadora.
Como
fazer a autoleitura
O medidor possui um visor
onde está disponível o consumo de energia. Sem tocar na caixa de medição, o
cliente deve anotar os números e enviar a informação por um dos canais de
atendimento da Energisa. Para os medidores que possuem duas sequências (canais)
de leitura, como os de Unidades Consumidoras com Geração Distribuída e
irrigantes, por exemplo, as duas sequências devem ser informadas. O cliente
pode, ainda, enviar uma foto legível da leitura disponível no medidor de
energia por meio dos canais digitais ou apresentar ao atendente, no caso do
atendimento presencial.
“Lembramos que, no mês de
leitura obrigatória, que acontece a cada três meses, o cliente precisa liberar
o acesso do leiturista à propriedade e manter animais, como cães, longe do
medidor para evitar possíveis ataques aos profissionais que efetuam o trabalho”,
enfatiza Albernaz.
Os dados de consumo devem
ser informados com até três dias antes da data da próxima leitura, que também
está indicada na conta de energia, ou seguir as datas destacadas no calendário
rural. Clientes que possuem geração distribuída ou estão incluídos na Tarifa
Branca devem enviar as informações pelo call center (0800 721 3330) ou
presencialmente nas agências de atendimento.
Foto: Divulgação ETO