NOTÍCIAS DA ENERGISA

Mudanças de hábitos em casa e no trabalho podem reduzir o valor da conta de energia durante a estiagem

Nesta época do ano, o calor se intensifica no Tocantins e, com isso, também aumenta consumo de energia

13/05/2023 às 09:05

Mudanças de hábitos em casa e no trabalho podem reduzir o valor da conta de energia durante a estiagem

Durante períodos de estiagem é comum que aparelhos de ar-condicionado e ventiladores fiquem ligados por longos períodos de tempo, que geladeiras e refrigeradores operem na potência máxima e que máquinas de lavar sejam acionadas com mais frequência para lidar com o aumento da demanda de roupas sujas. No Tocantins, com o período de estiagem previsto para os próximos meses, é importante lembrar que esses hábitos podem resultar em um aumento significativo na conta de energia em comparação com outras épocas do ano.

De acordo com Elias Felizardo, gerente de marketing de uma empresa em Palmas, durante o período chuvoso o uso do ar-condicionado não é tão necessário. No entanto, devido ao intenso calor causado pelo fim das chuvas, o equipamento torna-se indispensável para garantir um ambiente confortável e produtivo para os funcionários. "Proporcionar qualidade no ambiente de trabalho é uma necessidade, não um privilégio, especialmente no nosso Estado, onde o ar-condicionado se torna vital para o bem-estar dos colaboradores, principalmente nos próximos meses em que as chuvas serão escassas", afirmou.

Para Silvana Próspero, professora e dona de casa, neste período do ano em que não há chuvas no Estado, o trabalho doméstico também aumenta. “Além de mim, tenho minhas duas filhas. Neste período a gente toma mais banhos, sujamos mais roupas devido ao calor e então usamos mais a máquina de lavar e os chuveiros. Sem contar que tomamos mais água então estamos sempre abrindo a geladeira", explicou. 

Relatos como estes mostram a necessidade de conscientização da população sobre a variação de consumo de energia e como economizar em períodos de estiagem.  Algumas atitudes simples na rotina diária podem contribuir não só com o orçamento familiar, mas também para amenizar o valor da conta de energia em um momento climático tão delicado.

Medidas

O analista de Eficiência Energética da Energisa, Domingos Junior, explica que até meados de novembro, o tempo no Tocantins fica muito quente e seco. De acordo com ele, mesmo que o cliente não mude nenhum hábito, a geladeira vai trabalhar mais, como também aparelhos de ar condicionado, climatizadores e outros equipamentos. “Com simples medidas e pequenas mudanças de hábitos neste período é possível economizar energia elétrica e reduzir o valor da conta de luz durante a estiagem. Um exemplo é o uso do ar-condicionado. As pessoas se enganam quando ajustam a temperatura em 17º. O condicionador de ar não vai resfriar o local mais rápido por isso. Só vai resultar em um aumento significativo do consumo de energia e consequentemente no valor da conta”, explicou. 

A seguir algumas dicas listadas pelo analista de Eficiência Energética da Energisa que podem auxiliar neste processo de economia no consumo de energia:

1.       Para gastar menos, evite o uso na temperatura mínima do ar condicionado. O ideal é a partir do 23º grau. É muito mais econômico esperar um tempo maior para que o ambiente seja refrigerado de forma gradativa do que colocar na temperatura mínima, que gasta bem mais. Em alguns casos, os aparelhos possuem a função “modo econômico”, que de forma inteligente controlam a temperatura para o uso mais eficiente de energia.

2.       Não adie serviço: emendas em excesso ou instalações inadequadas podem gerar sobrecarga e aumentar o consumo, além do perigo. Nesses casos, é importante que um eletricista aça a revisão das instalações internas.

3.       Invista nos espelhos em casa e no trabalho. Assim como cores claras nas paredes ajudam a refletir a luz natural que entra pelas janelas, os espelhos são formas econômicas de ajudar a ampliar os ambientes pequenos e a refletir a luz natural que entra por portas e janelas.

4.       Desligue os aparelhos eletrônicos ao invés de deixá-los em stand by. A economia chega a até 12% na conta de luz.

5.       É ideal evitar colocar o chuveiro na potência máxima – com a temperatura regulada no modo inverno aumenta o gasto em 30%. Em período de seca dê preferência para o uso do equipamento no modo “verão”, ou popularmente conhecido “frio”. A dica também é a de tomar banhos mais rápidos. 

6.       Posicione a geladeira em um local ventilado e sempre que possível mantenha-a limpa. Também evite deixá-la em um local perto do fogão, por exemplo. Quando estão muito próximos, fogão e geladeira podem interferir um no consumo de energia do outro por causa da diferença de temperaturas.

7.       Jamais deixe os celulares carregando durante a noite enquanto você dorme. Quando o aparelho atingir o carregamento total, retire-o da tomada. Outra dica é não usar o celular enquanto ele carrega. Isso fará com que o processo de recarga da bateria seja mais demorado, ou seja, o consumo será muito maior.

8.       Em casa, junte o máximo de roupas para passar de uma só vez. 

9.       Em casa ou no trabalho, invista em plantas: Os processos fisiológicos das plantas têm a capacidade de reduzir a temperatura ambiente, deixando-a mais amena. Você pode trazer esse efeito para dentro da sua casa ou trabalho e, com isso, reduzir bastante o aquecimento das paredes, que são responsáveis por cerca de 40% da superfície desses locais.

10.   Dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.

 Em caso de dúvidas, ou necessidade de atendimento sobre energia elétrica, os canais da Energisa são:

• Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)  

• Assistente virtual no WhatsApp Gisa - www.gisa.energisa.com.br

www.energisa.com.br

• Facebook.com/energisa   

• Twitter.com/energisa    

• Agências de atendimento presencial da sua cidade 

 

Autor: Ascom ETO
Foto: Internet