NOTÍCIAS DA ENERGISA

Produtores rurais têm até 30 de novembro para atualizar cadastro e manter desconto na conta de energia  

Dá para fazer sem sair de casa, através dos canais de atendimento da concessionária de energia.

10/11/2021 às 15:29

Produtores rurais têm até 30 de novembro para atualizar cadastro e manter desconto na conta de energia   

O cliente e produtor rural tem desconto na conta de energia. E para não perder o desconto na conta de luz, precisam manter o cadastro atualizado, junto à distribuidora de energia. O recadastramento pode ser feito todo online pelos canais digitais, sem a necessidade de ir à agência presencial. O prazo vai até o fim do mês de novembro.

O benefício é concedido pelo Governo Federal – que também é quem solicita o recadastramento periódico – e aplicado para clientes que exerçam atividades como agropecuária rural ou urbana, residencial rural e cooperativa de eletrificação rural, agroindustrial, aquicultura e irrigação entre outros conforme estabelecido na Resolução Normativa 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Segundo a coordenadora de Leitura, Andréa Albernaz, quem não se recadastrar dentro do prazo estabelecido, pode perder o desconto automaticamente no faturamento subsequente. “É importante que o cliente fique atento para não perder o prazo. Caso isso venha acontecer, o cliente poderá fazer uma nova solicitação, porém, o benefício não será de forma retroativa. Sabemos da importância desse desconto na vida dos produtores rurais e ressaltamos a importância de efetuar o recadastramento, apresentando os documentos necessários conforme cada atividade”, enfatiza a Coordenadora. 

O Recadastramento é prático e rápido, basta o produtor rural entrar em contato com a Energisa Tocantins através do WhatsApp GISA no número (63) 99222-6664 e escrever “Recadastramento Rural” (opção 16). Após entrar em contato, o cliente receberá o passo a passo de todo o processo de recadastramento e o que será preciso enviar. É importante ter todos os documentos em mãos para que possam disponibilizar os arquivos em pdf ou enviar as fotos nítidas.

Confira alguns dos documentos necessários para fazer o recadastramento conforme as principais subclasse de consumo/atividade executada:

- Agropecuária Rural: Registro de produtor rural expedido por órgão público, ou documento emitido por entidade representativa da agricultura.

- Residencial Rural: Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove a condição de trabalhador ou aposentado rural, INCRA ou entidades representativas da agricultura, ou comprovante de recebimento de benefício do INSS como trabalhador rural ou aposentado nessa condição; 

- Agroindustrial:  Cópia do CNPJ e Contrato Social ou Comprovação da atividade exercida, através de documento emitido por órgão oficial.


Créditos do Texto: Ascom ETO
Créditos da Imagem: Divulgação ETO