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Workshop em Palmas detalha direitos e deveres dos usuários de energia elétrica

Encontro trouxe informações detalhadas sobre a REN 1000

14/09/2023 às 17:41

Workshop em Palmas detalha direitos e deveres dos usuários de energia elétrica

Nos dias 11 e 12 de setembro, integrantes do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (CEETO) participaram do Workshop Imersão na Resolução Normativa 1000/2021, publicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O evento, que também contou com representantes de órgãos públicos como o Procon e a Defensoria Pública e profissionais da Energisa – organizadora do evento, ocorreu em Palmas e teve carga horária de oito horas.

A Resolução 1000/2021 regulamentou os principais atos normativos relativos aos direitos e deveres do consumidor e dos demais usuários do serviço público de distribuição de energia elétrica. O documento é considerado um dos regulamentos mais importantes da ANEEL, pois define de maneira mais simples e objetiva as responsabilidades dos agentes e os procedimentos a serem seguidos pelos consumidores para que o acesso universal ao serviço de energia elétrica esteja disponível com qualidade e eficiência.

No workshop, a coordenadora Corporativa de Regulação Comercial da Energisa Mato Grosso do Sul, Natália Reis Fernandes Matos, sanou dúvidas e abordou as disposições gerais sobre a publicação da REN 1000, qualidade do serviço, atendimento, sistemas isolados, conexão temporária, contratos, danos elétricos, tarifa social, faturamento e conexão.

O vice-presidente do CEETO, Antônio Davi Gouveia, ressaltou a importância do encontro, que trouxe informações sobre aspectos importantes como o sistema tarifário de energia, assunto de interesse de todas as classes consumidoras.

"O workshop foi bastante enriquecedor por promover a interação, sobretudo pela participação da palestrante vinda de outro estado e que trouxe conhecimentos que somam ao trabalho que realizamos no CEETO”, afirmou o conselheiro, que ainda destacou a participação de membros do Procon e da Defensoria Pública, que terão mais dados para atender seus públicos, o que pode contribuir na diminuição de ações judiciais.

Para a representante da Defensoria Pública, Marselha Lias, foram dois dias de imersão muito positivos para ampliar os conhecimentos tanto da Energisa como das demais entidades, o que poderá refletir no atendimento prestado aos usuários de energia elétrica. “Muito interessante conhecer o CEETO e o passo a passo de cada situação que chega até a instituição, e também por sermos ouvidos enquanto Defensoria Pública. Dessa forma, temos mais conhecimentos que levem à resolução das demandas dos consumidores”, disse ao enfatizar a importância das parcerias para a resolução extrajudicial de questões ligadas ao setor elétrico.

CEETO presente

Também participam do workshop, o presidente do CEETO Rudnei Fonseca, os conselheiros Luciano de Carvalho Rocha e Nara Rúbia Vieira de Rezende Souza, e a secretária-executiva Rosilene Nunes de Sousa Rodrigues. 

Autor: Ascom Ceeto
Foto: Divulgação ETO